Trabalho remoto: o que é, por onde começar e dicas de cursos e livros

Não é nenhuma novidade que o trabalho remoto representa uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, certo? O que me inspirou a escrever este artigo foi justamente a minha própria experiência: eu sonhava há muito tempo em poder trabalhar de casa, fazer meus próprios horários, ser minha própria chefe.

Hoje, o sonho está realizado. E com um bônus: consegui também dar o start no meu plano de virar nômade digital – ou seja – de poder viajar e trabalhar simultaneamente, de qualquer lugar do mundo. Para você, parece que também não faz mais sentido seguir todos os dias a mesma rotina e bater ponto das 8h às 18h?

O trabalho remoto pode ajudar a transformar essa realidade. Mas é claro que tudo isso exige planejamento, uma boa dose de bom senso e capacitação. É justamente sobre tudo isso que eu quero falar neste artigo.

Topa aprofundar um pouco mais no conceito de trabalho remoto e entender como você pode aderir a esse novo formato?

O que é Trabalho Remoto, afinal?

O trabalho remoto é simplesmente uma forma de trabalho que pode ser executada de qualquer lugar: seja na sua casa, em uma cafeteria, em uma outra cidade ou país. Não se restringe a uma profissão específica. Só que, naturalmente, dependendo do tipo de serviço que você executa, pode ser mais fácil ou difícil aderir à modalidade.

Se você for médico ou profissional da saúde, muito provavelmente vai ser difícil executar trabalho remoto. Afinal, sua atividade depende exclusivamente do contato com outro ser humano. Isso pode complicar um pouco a equação. 

Já se você for administrador, contador, jornalista, professor ou, assim como eu, trabalhe com internet editando vídeos, imagens ou textos, é super possível aderir a esse modelo. Aliás, é difícil até dimensionar as novas profissões que vão surgir e possivelmente se enquadrar como qualificadas para o trabalho remoto.

Um estudo da Dell projetou, inclusive, que até 2030 cerca de 85% das profissões serão novas. A disrupção digital está realmente transformando tudo. Não há volta. E a boa notícia é que podemos usufruir do melhor que a tecnologia tem a oferecer. A otimização do tempo e a queda nas fronteiras de espaço!

Trabalho Remoto no Brasil

No Brasil, o trabalho remoto vem ganhando cada vez mais adeptos. O caos do trânsito e a queda na qualidade de vida – em paralelo à transformação digital – impulsiona o novo modelo. Um levantamento feito pelo espaço de coworking Spaces aponta que 55% dos profissionais consultados no Brasil já utilizam o modelo pelo menos uma vez por semana.

computador e café no trabalho remoto.
Foto: um dia comum de trabalho remoto. Fico super produtiva em cafés.

A velocidade dos tempos atuais, no entanto, pode fazer essa porcentagem aumentar ainda mais em um período relativamente curto. Em seu livro Qual é a Sua Obra?”, o filósofo Mario Sergio Cortella aponta que as transformações no mundo não são a grande novidade desta era. O que é inédito é a velocidade

De acordo com ele, a velocidade é tamanha que mudou nossa noção de tempo. Podemos produzir a qualquer hora, de qualquer lugar. Não precisamos mais ceder tão facilmente ao modelo CLT, no qual “vendemos a nossa” hora. Podemos trabalhar por projetos, por entregas, não por horas.

Então, vamos ao que interessa. Afinal…

Como Fazer Trabalho Remoto?

Conforme pincelei brevemente anteriormente, o trabalho remoto é uma possibilidade para muitos profissionais. Eu, por exemplo, sou formada em jornalismo. Mas hoje trabalho produzindo conteúdo científico para clientes na área da saúde de qualquer lugar do mundo. Logicamente, eu tive que fazer uma transição de carreira.

Mas, se você acha que a função que executa pode ser feita de qualquer lugar com uso da internet, por que não propor isso ao seu/sua chefe? Outra possibilidade é você buscar cursos e aprender a executar serviços que lhe possibilitem exercer esse tipo de atividade sem fronteiras físicas.

Eu nunca disse que seria fácil. Poder fazer seus próprios horários e trabalhar de onde quiser exige, sim, muito estudo e disciplina. Mas há uma demanda absurda para redatores, editores de vídeo, designers desde que a ascensão digital começou.

Quer uma forcinha? Abaixo, vou listar alguns livros e cursos que foram essenciais no meu processo de começar a trabalhar remoto. 

Dicas de Cursos e Livros Para Você Começar a Trabalhar Remoto 

Preparado para tomar nota das sugestões?

1. Curso Online Criadores de Conteúdo, de Rejane Toigo

No Criadores de Conteúdo, a Rejane Toigo – nossa mentora estratégica na Like Marketing – ensina o verdadeiro “beabá” para quem sonha em trabalhar como produtor de conteúdo na internet (social media) ou, até mesmo, ganhar renda extra conquistando mais clientes online.

Você aprende como construir linhas editoriais, pesquisar as personas do seu nicho de atuação, criar planilhas para organizar o fluxo de conteúdo. Basicamente, você aprende como ser um produtor de conteúdo excepcional e formar uma boa cartela de clientes. 

2. Livro Nômade Digital: Um Guia para Você Viver e Trabalhar Como e Onde Quiser, do Matheus de Souza

Recém-lançado pela Editora Autêntica Business, o novo livro do nômade digital Matheus de Souza – eleito um dos Top Voices do LinkedIn em 2016 – é realmente o que o nome na capa entrega: um GUIA completo para trabalhar remoto e viajar. 

Em “Nômade Digital: Um Guia para Você Viver e Trabalhar Como e Onde Quiser“, o Matheus ensina desde como criar uma profissão que possa ser exercida de qualquer lugar do mundo, até como lidar com a questão burocrática e emocional do processo. Para completar, ainda traz dicas de viagens e livros incríveis. Devorei em uma semana.

3. Livro 21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari

Harari é, para mim, um dos pensadores contemporâneos mais incríveis deste século. Na sua mais recente obra, “21 Lições para o Século 21”, ele nos motiva a repensar as profissões que exercemos e a necessidade de sermos profissionais e indivíduos maleáveis. Nesta nova era, não existem mais verdades absolutas.

Por que eu indico? Porque pode ajudar a mudar também sua mentalidade em relação ao trabalho – algo que também é indispensável para trabalhar remoto. 

4. Livro Essencialismo, de Greg McKeown

Outra obra que indico pela questão da mentalidade. Para ter coragem de largar a CLT e viver o sonho do trabalho remoto, você talvez tenha que abrir mão de algum conforto – pelo menos por um período de tempo. É preciso, portanto, fazer um mergulho interno para compreender: menos é mais.

Indico o livro “Essencialismo” também a todos que desejam se aprofundar no minimalismo, outro assunto pelo qual sou completamente apaixonada e escrevo aqui no blog

5. Livro Born To Blog, de Mark Schaefer e Stanford Smith

Se você, assim como eu, é apaixonado(a) por blogs e sonha em trabalhar com isso…você vai amar o livro “Born To Blog”! Ele exemplifica como blogs podem transformar os lucros de empresas, oferecer retornos incríveis e eternizar palavras. Além de trazer histórias maravilhosas de pessoas que tiveram suas vidas transformadas depois de criarem um blog.

Eu amo essa citação, que também já mencionei em uma resenha escrita para o blog da Agência Marke, na época em que atuei nela como gestora de conteúdo:

“Diferentemente da arte na parede das cavernas (…), nossa civilização possui uma moldura com tamanho infinito. Nosso compartilhamento só é restrito pelo nosso tempo e pela nossa experiência. É empolgante pensar que, através do blogging, ninguém precisa ter medo de ser esquecido. Se você é um blogger, você está deixando uma permanente pegada digital”. (SCHAEFER; SMITH, 2013, p. 138)

E aí, curtiu as dicas? Eu espero realmente que elas possam ajudar você no seu processo. Se for o caso, deixa um comentário aqui para eu saber!!

Observação: os cursos e livros indicados neste post contém meus links de afiliada. Ao comprar através deles, você ajuda a rentabilizar meu trabalho para que eu possa seguir escrevendo esses textos. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.