Por que eu fico de cabeça para baixo todos os dias?

Sirshasana. Esse é o nome em sânscrito de uma das minhas posturas favoritas de Yoga – sim, a mesma da fotografia aí abaixo. E, se você me perguntasse há um ano, eu jamais ousaria dizer que poderia executá-la, muito menos encontrar conforto nela.

Mas, por incrível que pareça, hoje essa invertida é uma minhas favoritas.

postura de yoga sirshasana

Só para contextualizar melhor: as invertidas geralmente são feitas ao fim da prática de Yoga, com o intuito de fazer o corpo “receber” melhor as vantagens das posturas executadas. Em uma rápida pesquisa no Google, descobri que elas possuem uma série de benefícios notáveis à saúde, já que promovem uma irrigação arterial no cérebro, estimulando também o bom funcionamento do sistema endócrino.

Mas fora a parte “técnica” associada às vantagens, acredito que ficar de cabeça para baixo todos os dias me conforta justamente por me permitir ver o mundo sob uma perspectiva diferente. Todo o cenário ao meu redor muda de figura – não importa onde eu esteja.

Pés no céu. Cabeça no chão. Ombros firmes. Respiração certeira. Só existe aquele momento e, dentro dele, fica mais fácil entender que todas as situações só dependem do nosso olhar. Não é por acaso que a Yoga é, para mim, um momento de profundas revelações e insights poderosos. 

É quase um lembrete de que eu sou, sim, criadora da minha realidade. De que posso observar um aprendizado mesmo nas situações mais difíceis. Tony Robbins cita em “Desperte Seu Gigante Interior” uma frase fantástica de Thoreau: “As coisas não mudam; nós é que mudamos”.

E só mudamos quando mudamos de perspectiva

Você costuma olhar diferentes lados de uma mesma situação?

É agora que vou fazer o gancho aqui sobre a postura Sirshasana e o mercado de trabalho. Eu imagino que você, assim como eu, eventualmente tenha dificuldades diante de uma situação específica no local onde trabalha. Seja para resolver um conflito, ou mesmo lidar com um desafio profissional.

O meu ponto é justamente este: antes de se desesperar, experimente avaliar a situação sob um prisma diferente. Coloque-se no lugar da outra pessoa (a boa e velha empatia é infalível), procure um plano B, caso o A não funcione. Sempre há uma solução. De verdade.

Só que a gente precisa se PERMITIR buscar esse outro viés na hora de resolver um problema ou um conflito. Sabe quando rola aquela coisa de você se “forçar” a querer solucionar algo o mais rápido possível, mesmo quando não está pensando direito? É aí que as chances de rolar um baita bloqueio se intensificam.

Procure o caminho contrário. Quando estiver complicado resolver algo, saia para dar uma voltinha. Caminhe um pouco sem rumo na rua. Saia para correr – bote aquela dose extra de endorfina no seu corpo -, escute aquela música que você adora, tome um banho quente. Ou experimente usufruir da…

Yoga como ferramenta para ampliar o olhar

Na minha experiência, a Yoga tem sido a ferramenta que une todos os benefícios que citei no parágrafo anterior. Me ajuda a perceber soluções para qualquer tipo de problema. Me deixa mais calma, centrada, menos ansiosa.

É por isso que todos os dias – com raríssimas exceções – eu faço, sim, questão de ficar de cabeça para baixo. Isso me torna mais criativa em todos os sentidos possíveis. E você não precisa começar com algo difícil, como Sirshasana.

Comece só respirando. Já é tão raro nos dias de hoje. Pare, respire, reflita, dê tempo ao tempo.

Assim, as respostas aparecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.