Como atrair clientes novos na área do Marketing de Conteúdo? 4 estratégias que usei e funcionaram

Como atrair clientes novos é uma questão central na vida de qualquer empreendedor, do micro ao macro, certo? Na área de Marketing de Conteúdo, porém, vejo que ela surge com uma frequência ainda mais assídua – talvez justamente por se tratar de uma profissão relativamente “nova” e possível de ser exercida de forma remota.

Vou confessar que já faz um tempinho que escuto de amigos e outras pessoas do ramo o questionamento: “mas como você consegue clientes?”. Até pouco tempo, quando alguém me fazia essa pergunta, eu não entendia muito bem. Principalmente porque, para mim, justamente a escassez de profissionais sempre gerou uma demanda elevadíssima.

Porém, quando comecei a refletir mais a fundo, percebi que houve, sim, algumas estratégias que eu apliquei e sempre me fizeram ter uma cartilha legal de projetos em andamento. Abaixo, vou aprofundar um pouquinho mais sobre elas.

Espero que sejam úteis para você!

Como atrair novos clientes para produção de conteúdo?

Mesmo sem ter percebido, eu apliquei as 4 estratégias abaixo desde que comecei a trabalhar como produtora de conteúdo. Elas funcionaram – ainda funcionam, aliás – excepcionalmente bem. Espie aí:

1.Tenha um portfólio e boas recomendações

Para conquistar um novo cliente, você precisa mostrar que é capaz de escrever um texto claro, coeso, objetivo e bem embasado. Como? Um portfólio é a melhor alternativa. Há muitas plataformas que permitem a você reunir seus textos. Eu utilizo a plataforma Contently.

Se você ainda não tem experiência, que tal investir em seu próprio blog? Os textos que você publica podem ser uma ótima demonstração de que você é capaz de planejar um conteúdo, criar linhas editoriais e conduzir uma boa escrita. Isso gera credibilidade.

Sempre que eu negociei com alguém um trabalho (para Marketing de Conteúdo ou não), fiz questão de enviar as minhas referências, meu perfil aqui no LinkedIn e outros textos escritos, além do CV. Entregar a mais antes da entrega do job, em si, já faz a diferença.

2.Cumpra os prazos estabelecidos

Um dos maiores “queima-filmes” que eu vejo no Marketing de Conteúdo é o atraso na entrega de material. Eu sei que o mercado pode ser ingrato e pagar muito pouco por um texto no início, mas isso não justifica o desleixo. Até porque você só vai poder subir seu preço se entregar um trabalho de qualidade, concorda?

Por exemplo: eu já deixei, sim, de ganhar dinheiro dispensando clientes novos para poder garantir as entregas no prazo de clientes que atendo. Mas foi justamente isso que me permitiu ganhar confiabilidade; ser indicada para outros jobs e, por fim, poder cada vez mais focar na QUALIDADE do meu conteúdo, cobrando um preço relativamente mais elevado. 

3. Saiba explicar – e contextualizar – o que você vende

Sim, Marketing de Conteúdo é uma profissão ainda “nova”, muito abstrata para algumas empresas. Por isso, se você quer trabalhar na área, precisa saber “vender o peixe”. Como? Mostre que você sabe do que está falando. Saiba explicar o conceito, contextualizar como o Marketing está se transformando e, principalmente, quais resultados ele pode trazer.

Leia sobre o assunto, pesquise, informe-se, faça cursos! Como em todas as profissões relativamente novas, se você quer trabalhar com internet, precisa apaixonar-se pelo processo de aprender continuamente. Caso contrário, desculpe a franqueza, mas você não vai sobreviver.

4.Estude muito sobre o tema no qual vai se aprofundar e pratique a sua escrita

Em minha trajetória no Marketing de Conteúdo, já escrevi artigos sobre os mais variados temas que você possa imaginar – desde Fotografia, até Investimentos. Uma estratégia que usei de uns tempos para cá foi me aprofundar em uma área específica e ficar muito boa nela. Ultimamente, então, tenho focado em atender médicos, pois amo o tema Saúde.

De uma forma ou de outra, sempre estude MUITO e busque boas referências e fontes englobadas na área do seu cliente. Peça a ele essas referências, pois isso também demonstra que você tem interesse em entregar um serviço excelente. Por fim, mas não menos importante: pratique! 

Sei que escrever às vezes é um processo doloroso. Mas, quanto mais você escrever, melhor e mais fácil vai ser produzir conteúdo. Palavra de alguém que escreve diariamente desde 2015.

O que os clientes menos toleram em Marketing de Conteúdo?

Bom, agora que já falei um pouquinho sobre estratégias que podem ajudar você a conquistar clientes, vou resumir de forma geral alguns dos erros que mais vejo profissionais da área cometerem – e que geralmente costumam ser muito prejudiciais diante dos clientes:

  • Erros de português: revise seu texto sempre, ok? 
  • Textos sem embasamento, genéricos, com ausência de referências. O conteúdo é a imagem do cliente. No meu caso (como escrevo para a área médica), sempre utilizo fontes como estudos científicos para embasar o conteúdo;
  • Delay nas entregas: combinou um prazo? Cumpra. Simples assim.
  • Linguagem inadequada: cada cliente pede um “tom” de texto diferente, uso de determinadas expressões e analogias. Saiba interpretar o seu cliente como ninguém. Isso agrega muito valor ao conteúdo.

E aí curtiu as dicas? Eu espero realmente que elas possam ajudar você na sua trajetória pessoal/profissional. Se for o caso, deixa um comentário aqui para eu saber!

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2 respostas para “Como atrair clientes novos na área do Marketing de Conteúdo? 4 estratégias que usei e funcionaram”

    1. Oi, Violeta! 🙂

      Que delícia ler esse seu comentário. Fico muito feliz de saber que está gostando. Beijo enorme e gratidão pelo feedback,
      Rafa

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