Produção de conteúdo para redes sociais: como criar textos que engajam?

O universo do Marketing de Conteúdo é extremamente amplo e só a parte da produção de conteúdo para redes sociais já engloba determinadas habilidades imprescindíveis.

Com algoritmos que tendem sempre a reduzir o alcance orgânico (a oferta é maior que a capacidade de distribuição de informações), para se destacar uma marca precisa realmente ser inesquecível em seu posicionamento e linguagem.

Como escritora/produtora de conteúdo para a web, percebi que alguns detalhes podem fazer muita diferença no engajamento de textos – principalmente se falarmos em conteúdo para redes sociais. Afinal, sim: escrever para um blog é diferente de escrever para o Instagram ou Facebook.

Por isso, neste artigo, decidi compartilhar aqui algumas técnicas que utilizo com meus clientes de redes sociais. Espero que sejam úteis para você também!

Vamos lá?

Produção de conteúdo para redes sociais: o que torna um texto atrativo?

Não é segredo que, com uma maior adesão de usuários, redes sociais “bombásticas” não dão conta de distribuir todo o conteúdo disponível. Por isso, acertar no tom do texto e na redação é tão fundamental para que um post tenha uma performance excelente. A imagem conta muito também, claro, mas a escolha das palavras deve ser igualmente impecável.

Adequar a linguagem do texto à persona (potencial comprador do produto/serviço) é simplesmente fundamental. É preciso ter cuidado com o uso de termos muito técnicos – a menos em nichos muito específicos -; evitar frases exageradamente longas e falta de embasamento. Conteúdo bom é conteúdo bem embasado.

Sempre gosto de lembrar que conteúdo não é apenas postar uma fotografia do produto nas redes. Daí a importância do texto contextualizar o leitor, trazer informações novas e relevantes para a sua vida. Isso também faz parte do planejamento estratégico e se reflete na escrita.

O texto está ali para informar e trazer dados sobre a área em que o cliente atua. Afinal, o objetivo do Marketing de Conteúdo é justamente este: gerar conexão entre cliente e marca. É fundamental a escolha correta de palavras e até da diagramação do texto. No caso das redes sociais, os detalhes é que fazem a diferença.

Por isso, abaixo, vou listar de forma bem pragmática 5 pequenas “observações”, mas que podem melhorar 1000% sua produção de conteúdo nas redes. Embora eu não acredite em fórmulas prontas quando o assunto é Marketing Digital, acho que alguns insights podem ser úteis na sua estratégia.

5 dicas de criação de conteúdo para redes sociais

Já abriu o Google Keep aí? Então, tome nota destas 5 estratégias para deixar seu conteúdo ainda melhor:

1. Utilize pronomes pessoais

Nos textos, procure dialogar diretamente com seu leitor. Isso gera sensação de envolvimento, de que aquele texto foi escrito justamente para ele, promovendo empatia e intimidade. Todo mundo gosta de se sentir especial, não é?

Quando você utiliza um pronome específico nos textos, aproxima o leitor das suas palavras.

2. Aproveite recursos como alternar letras maiúsculas e minúsculas

No universo online, muitas vezes a leitura é tão rápida e dinâmica que o usuário vai apenas passar os olhos pelo seu texto e captar determinadas informações essenciais. Por isso, um recurso que utilizo bastante nas redes é colocar algumas palavras em caixa alta, dando ênfase a elas. 

Por exemplo: “Hoje vou falar sobre um assunto EXTREMAMENTE importante por aqui, ok?”. Viu só como traz um destaque à frase? Este é um recurso que utilizo bastante no Instagram e no Facebook.

Você pode ver alguns exemplos no meu portfólio do Contently.

3. Inclua emojis na comunicação

“O meio é a mensagem”. Ouvi essa frase de McLuhan na faculdade de jornalismo, mas é impressionante como ela ainda se aplica bem ao mercado digital. Os emojis fazem parte da comunicação nas redes, eles são quase “parte da conversa”. Então, por que não usar nos seus textos?

Entre uma palavra e outra, ou para enumerar listas e tópicos, utilize emojis (mas com moderação, ok?). Algumas plataformas de agendamento de posts permitem aplicá-los já na montagem do texto, mas você também pode usar o próprio bloco de notas. Além de deixarem o conteúdo mais dinâmico, eles atraem e dão “respiro” ao conteúdo.

4. Utilize espaços entre os parágrafos (no Instagram)

Yes: textos colados cansam o cérebro e podem prejudicar a entrega do seu conteúdo. Por isso, no Instagram, sempre coloque espaços entre um parágrafo e outro. Isso chama a atenção no feed, capta o olhar, torna a leitura fluida. 

5. Aplique analogias e referências no seu texto

Parece óbvio, mas vale reforçar: um bom texto é aquele que, de fato, entrega CONTEÚDO. Por isso, sempre recomendo que você utilize analogias para explicar conceitos; referências para embasar afirmações de todo tipo (pesquisas, fontes, livros, etc) e, claro, que pesquise muito para criar um material que realmente vai se destacar. 

O seu texto representa a credibilidade do seu cliente. Por isso, certifique-se de encontrar uma linguagem e um tom adequados, que traduzam aquilo que ele quer comunicar. Palavras são ferramentas MUITO poderosas, nunca se esqueça disso. 

E aí curtiu as dicas? Eu espero realmente que elas possam ajudar você na sua trajetória pessoal/profissional. Se for o caso, deixa um comentário aqui para eu saber!

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