Um dos aprendizados mais relevantes em minha trajetória como produtora de conteúdo foi este: antes de começar a criar postagens, você precisa definir suas linhas editoriais. Caso contrário, as chances de se perder no processo são grandes (inevitáveis até, eu arriscaria dizer).
Não importa se você vai produzir conteúdo para um cliente ou para um projeto pessoal, o fato é que, antes de mais nada, desenhar uma ESTRATÉGIA editorial é indispensável.
Em termos mais simples, você precisa definir de forma muito clara sobre o que vai falar. Parece fácil? Pois é justamente aí que muitos produtores de conteúdo acabam se perdendo. Por isso, neste artigo, decidi compartilhar quatro dicas práticas para ajudar você a estabelecer suas linhas editoriais.
Vamos lá? 🙂
4 dicas para você definir suas linhas editoriais
Antes de pular para a parte das dicas, efetivamente, queria frisar só mais uma coisinha bem importante: a internet é um verdadeiro oceano de informações e conteúdos, certo? Isso sem falar que o número de redes sociais parece se proliferar em velocidade assustadora…
É por isso que reafirmo: antes de pensar em canais de distribuição e formatos (texto, foto, vídeo), você precisa refletir sobre aquilo que deseja comunicar. Isso porque, independentemente das plataformas e do tipo de conteúdo escolhido, o mais importante é que sua MENSAGEM seja clara.
Você precisa ter coerência em suas publicações. Senão, a tendência é você se empolgar e abrir demais o leque de canais e assuntos, perder sua consistência – e pior! – tornar o projeto confuso. Dito isso, vamos agora ao que interessa.
Como montar essas linhas editoriais? Abra o bloquinho de notas e anote aí:
1) Identifique três ou quatro temas que você/seu cliente realmente domina
Não faz sentido montar um projeto editorial embasado por algo que você/seu cliente não compreende, concorda comigo? Sobre quais temas você/ele realmente se posicionam muito bem, ou possuem um conhecimento acima da média? Essa vai ser a “moeda de ouro” do seu conteúdo.
2) Pense no público que você/seu cliente quer construir
Qual é o propósito do projeto de conteúdo em questão? Refletir sobre isso também é um ótimo caminho para começar a estruturar suas linhas editoriais. Por exemplo: através do meu conteúdo, eu busco me conectar e dialogar com pessoas que vivem (ou sonham em viver) um estilo de vida nômade, ou curtem a ideia do trabalho remoto.
De maneira mais simples: pessoas que têm uma “vibe” parecida com a minha. As suas linhas editoriais devem servir para APROXIMAR você de pessoas interessantes para o seu crescimento, ou para o negócio do seu cliente.
3) Explore temáticas que você/seu cliente ame
Parece óbvio, né? Porém, depois de seis anos consecutivos como produtora de conteúdo, posso afirmar com certa propriedade: você precisa ser realmente apaixonado(a) pelos assuntos sobre os quais vai falar. Se as linhas editoriais não forem interessantes, você vai perder o tesão rapidinho.
E isso vai acabar totalmente com a constância do projeto. Portanto, priorize trabalhar com clientes que abordam temáticas do seu interesse.
4) Observe as necessidades das pessoas ao seu redor
Em um artigo recente, mencionei que o EGOÍSMO (não olhar para as dores dos outros), nos faz muitas vezes perder oportunidades incríveis. Pois bem…acontece que uma das MELHORES formas de definir linhas editoriais é prestar atenção nas dores que as pessoas do nicho que você quer atingir enfrentam.
Por exemplo: eu identifiquei a partir de feedbacks que muitas pessoas que sonham com o nomadismo digital têm medo de abandonar a CLT. Então, decidi escrever um artigo falando sobre isso. Eu poderia até ir além e criar uma linha editorial para o meu projeto associada a “medos da vida nômade”. Captou a ideia?
E agora, talvez você se pergunte:
Será que linhas editoriais são imutáveis?
Já vou direto para a resposta: NÃO! Assim como tudo na vida, nada é imutável. Aliás, acho super importante analisar o efeito do conteúdo produzido e rever sistematicamente o que seu público/público do seu cliente gosta. Exemplifico, mais uma vez, com meu próprio caso:
Eu escrevo, de forma central, sobre quatro temas – produção de conteúdo, trabalho remoto/nomadismo digital, desenvolvimento pessoal/autoconhecimento e minimalismo. E, se você prestar bem atenção, na verdade todos os meus textos trazem em si uma filosofia semelhante, independentemente da linha editorial central. Por quê? Porque eu AMO todos esses assuntos (risos).
Só que…não tem sentido eu escrever só para mim. Eu escrevo para você. Por isso, inclusive, há algumas semanas fiz um post perguntando o que meus leitores mais gostam de ver por aqui, seus temas preferidos. Assim, pude ter mais clareza sobre meus próximos passos.
De forma geral, a internet tem muitos nichos (e até micro-nichos). O sucesso do produtor de conteúdo, a meu ver, reside em identificar os nichos que aprecia e realmente causar impactos neles com suas publicações.
Em tempo: se você sonha em trabalhar remoto e atuar como produtor de conteúdo, no ano passado eu escrevi um E-BOOK free com algumas dicas práticas para iniciantes. Se quiser baixar para complementar a leitura, basta clicar aqui.
E aí, curtiu as dicas? Me conta que eu vou AMAR ler o seu feedback aqui nos comentários. 🙂